sexta-feira, 29 de julho de 2011

Considerações sobre o Livro: Formação de Professores – Pesquisas, representações e poder. “A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões”. – Júlio Diniz Pereira

                O objetivo central deste capítulo é analisar os principais problemas  das licenciaturas nos cursos de formação inicial de professores no Brasil.
                A priori, o texto faz um breve histórico sobre as licenciaturas no Brasil, onde não me aterei muito, tais considerações já foram problematizadas no texto do Fiorin. Quero me ater à questão do Bacharelado x a Licenciatura.
                Esses conceitos pelo menos em meu caso, nunca foram trabalhados na minha graduação em Letras (Licenciatura). Na realidade só sabia dos fins do curso de licenciatura, mas não sabia o que o diferenciava do bacharelado.  De acordo com o texto, ambos aparecem em duplicidade em seus objetivos, pois um, forma professores o outro pesquisadores.  Segundo Carvalho & Vianna (1998), “A licenciatura é, portanto, o curso desprezado, com alunos de “pior formação”, aqueles que não têm “queda” para a pesquisa, ou até mesmo, “aqueles que não querem nada”. Considero mais ima vez essa citação desse teórico preconceituosa, pois como mencionei na publicação sobre o texto da PAIVA, me formei em um curso de licenciatura, não tive “a pior formação”, pois lendo a publicação, vocês poderão ver quais as principais disciplinas que fizeram parte de minha grade. A questão de “queda” pela pesquisa, não preciso nem mencionar nada, pois estou no presente momento publicando comentários sobre textos teóricos em meu Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras em meu diário de pesquisa, contrariando o que o autor relata “aqueles que não querem nada”.
                Trabalho sobre a ótica de que sou um profissional de ensino de língua inglesa, e que tenho que ser um professor reflexivo, e minha sala de aula é meu campo de pesquisa, onde atualmente pesquiso sobre ensino de língua inglesa no ensino médio através de nivelamento.
                O que pode se ressaltar de importante nesse texto é que apesar de ambos serem ensino (no caso da graduação), a Licenciatura tem como produto o professor de ensino fundamental e médio e o Bacharelado destina-se à iniciação na formação de pesquisadores.

3 comentários:

  1. Parabéns pelos suas resenhas críticas dos textos lidos,gostei muito e me inspiraram a repensar como devo estudar e resumir melhor minhas ideias a partir da leitura de um artigo ou outro trabalho científico. Muito bom, Marcelo!

    ResponderExcluir
  2. Oii, Marcelo! Que inveja branca de vc !! Se eu conseguisse fazer resenhas de tds os textos estava rasgando dinheiro de tão feliz....rsrsrs.. Se vc fez essas resenhas antes da prova, devem ter te ajudado e mt. Parabéns !!! Keep it up !!! bjs

    ResponderExcluir