domingo, 19 de junho de 2011

Resenha crítica do artigo: Projetos de trabalho em educação: uma proposta de vivências interdisciplinares. In: Inglês em sala de aula: ação e reflexão

PIMENTEL, Luciana. Projetos de trabalho em educação: uma proposta de vivências interdisciplinares. In: Inglês em sala de aula: ação e reflexão. p.31-36, São Paulo: Moderna, 2010.



No texto aqui resenhado, a professora e psicopedagoga Luciana Pimentel enfoca a importância da criação projetos interdisciplinares, discute e defende a criação dos mesmos.  Esses projetos em si, trazem uma nova perspectiva ao trabalho pedagógico, trazem um conjunto de ideias acerca das mudanças que deveriam ocorrer nas escolas junto aos docentes. O texto também retrata a realidade da escola brasileira, onde a mesma tem dificultado a participação do docente de LE no exercício da interdisciplinaridade.  


 Portanto, autora acredita que a escola e seu corpo docente e discente necessitam quebrar os paradigmas de cristalização de funções e redefinir seus papéis e suas prioridades no processo de ensino-aprendizagem. A mesma defende que a aprendizagem  acontece a partir da interação entre o aluno e seu objeto de conhecimento.  


Para autora, os projetos interdisciplinares confrontam os professores com a necessidade de romper com as atividades tradicionais, construindo estratégias alternativas para gerenciamento das atividades em turma. Pimentel dialoga com o autor espanhol Fernando Hernandez (1998), onde o mesmo afirma que projetos propõem que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” para transformar-se em pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo  a sujeito do processo, integrando dessa forma o processo interdisciplinar e ao meu ver, abandonando os moldes jesuíticos de ensino.


A autora, no meu entender, foi bastante sucinta em suas colocações, pois a mesma explicita de maneira clara a importância dos projetos interdisciplinares com embasamento nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dentro de uma nova perspectiva para o trabalho pedagógico.


No meu ver, a mesma poderia ter anexado mais modelos de projetos e roteiros de trabalho para haver dessa forma, uma dialógica entre o texto e a prática pedagógica, sendo assim, o artigo teria se tornado mais substancial e completo, uma vez que os mesmos trariam uma nova perspectiva para o trabalho pedagógico.


REFERÊNCIAS


HERNANDEZ,F.; VENTURA, M. Organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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