segunda-feira, 6 de junho de 2011

Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor - Pimenta

Caros colegas, esse texto organizado pela Selma Garrido Pimenta, nos traz uma profunda reflexão acerca da formação inicial dos professores. A mesma é pró-reitora da Faculdade de Educação da USP, onde é professora titular de Didática da Faculdade de Educação.  Será que somos somente técnicos reprodutores de conhecimento ou monitores de programas pré-estabelecidos? Nosso papel junto aos nossos alunos vai muito além de tudo que fora supracitado, pois desde os primórdios, executamos um papel não só de ensino, mas de educação e socialização de indivíduos historicamente situados.  Como havia mencionado, na apresentação de seminário pertinente a esse texto, relatei que um erro médico, pode levar uma pessoa à morte, e um nosso, pode levar de 40 a 50 alunos de uma vez. Nós trabalhamos com o caráter formador, não só de falantes de uma língua estrangeira, mas também com a construção de identidade de nossos alunos e através dessa pesquisa, permeada pela leitura desses textos, a pesquisa e melhora de minha prática docente. As tradições precisam ser revistas... Estamos em pleno século XXI, onde temos que lutar a favor da melhora na formação inicial e final de nossos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário