segunda-feira, 6 de junho de 2011

Considerações sobre o texto: Adolescentes e a aprendizagem de uma língua estrangeira: Características, percepções e estratégias Org. Cláudia Hilsdorf Rocha

O referido texto nos traz uma abordagem interessante sobre o ensino de língua estrangeira para adolescentes. Assim como eu, os colegas sabem que não é uma tarefa muito fácil, pois ambos estão com seus hormônios a flor da pele. Ao ler o mesmo, me deparei com Macowski, que é pioneira em pesquisa voltada para adolescentes brasileiros aprendendo uma nova língua. Interessante, que esse processo de aprendizagem, se dá por fatores biológicos, cognitivos, afetivos e socioculturais. Outro, relacionado a falta de formação adequada pela parte dos professores. Muitos acham que o modelo Jesuítico de ensino ainda funciona, onde o professor atua como detentor do saber, e os demais como os que não sabem nada e precisam aprender. Um erro também que a meu ver muito cometido, é a exposição de gramática, onde também o professor de língua estrangeira se restringe a esse molde, onde não se prende a atenção e muito menos impulsiona os alunos a dizerem que não se aprende língua estrangeira nas escolas. Está na hora de começar a mudar esse quadro e essa infeliz realidade. Quanto à minha parte, estou aqui quase 00:00 , lendo, adquirindo conhecimento para fazer a associação entre teoria, prática e realidade.
Deixo essa pequena reflexão aos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário