segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reflexões sobe “O ato de estudar” – Paulo Freire

                Ao ler o texto “O ato de estudar” de Paulo Freire, fiquei impactado com a metáfora usada pelo mesmo. Achei interessante a seguinte a definição do mesmo  “(...) atitude curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar”.  È nessa procura da compreensão das coisas e fatos, que estou nessa breve postagem compartilhando com todos os colegas as minhas inquietações. Concordo com o mesmo quando dia que “Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado”. Em nossa atualidade, nos deparamos com um contexto social complicado no que concerne à leitura e principalmente à interpretação. Hoje em dia em cursos de graduação mesmo, é difícil se ouvir falar em Exegese e Hermenêutica, tais ciências que nos dão aporte para um melhor entendimento sobre nosso texto a ser estudado. Lembro-me da minha aula de gêneros textuais com a professora Luzia Porto, onde problematizamos e nos debruçamos sobre esses dois conceitos supracitados.  O ato de estudar realmente exige disciplina, pois consiste em criar e recriar, e não repetir aquilo o que as pessoas dizem.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. 45 ed. São Paulo: Cortez, 2006.p.57-59

Nenhum comentário:

Postar um comentário