segunda-feira, 25 de abril de 2011

Considerações sobre o texto: “Uma tese é uma tese” de Mario Prata

              Esse com certeza foi um dos momentos mais descontraídos que aconteceram no início das aulas da Pós.  O referido texto trata de um casal que discute acerca de suas teses de doutorado.  Algo que realmente é muito complexo, primeiramente sobre a densidade da leitura.  Não devemos olhar para as teses como um ET e sim como um instrumento de pesquisa que poderá certamente nos auxiliar em nossa jornada acadêmica quanto pesquisadores.  Ao escrever minha monografia da graduação de Letras,   intitulada como:  Hamlet: uma análise histórico literária”, me senti bem feliz ao dissertar e problematizar um  assunto ao qual li diversos livros, versões e que tinha extrema paixão, advinda de minha Professora de Literatura Inglesa, Maria Francisca Velloso.  Eu achei mediano o processo de confecção da monografia, pois a mesma passou por algumas modificações, advinda da minha orientadora Cláudia Rodrigues. Achei um pouco difícil a questão de encontrar um meio-termo entre a história e a literatura inglesa.  Hoje em dia ao reler o referido trabalho, não veria alguma necessidade de mudança, porém o mesmo me fez desenvolver um senso crítico, que não me fez somente me contentar com as bibliografias do Brasil, por algumas vezes, encomendei livros de fora, para auxílio em minha pesquisa, e a minha felicidade se dá, pois sei que a mesma terá um dia uma grande utilidade na área da Literatura Inglesa e da crítica literária, que tem por base uma análise histórica.  

2 comentários:

  1. Marcelo,
    seu diário está muito interessante!
    Parabéns!
    Abraços e continue dialogando com os textos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcelo. Parabéns, papai !!! Que alegria !!! Curta bastante !!! E o seu blog está mesmo mt legal. Kissesss

    ResponderExcluir