sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fichamento do texto: "Raça e História" - Autor: Claude Lévi-Strauss - Publicação: (Coleção la science moderne. UNESCO), París, 1952

I - RAÇA E CULTURA
Na atual conjuntura da ciência, é permitido afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra. (pág. 328).
 
“Quando procuramos caracterizar as raças biológicas através de propriedades psicológicas particulares, afastando-nos da verdade científica, que definindo-as positivamente, quer negativamente”. Todos os tipos de raça, segundo Gobineau “não eram tão desiguais em valor absoluto como em suas aptidões particulares” (pág. 329).
 
“Mas o pecado original da Antropologiaconsiste na confusão entre a noção puramente biológica de raça e as produções sociológicas e psicológicas das culturas humanas.” (pág. 329).
 
As diferenças raciais devem-se à circunstâncias geográficas, históricas e sociológicas, e não à aptidões ligadas à Anatomia dos negros, amarelos ou brancos. (pág. 329).
 
A diversidade entre as culturas supõem inúmeros problemas. Deve-se perguntar em que consiste esta diversidade, sob o risco de ver o racismo ainda mal desenraizado de seu fundo biológico. Não se pode atribuir uma significação moral, intelectual pela etnia. “Não poderá pretender ter resolvido pela negativa o problema da desigualdade das raças humanas... as culturas humanas estão estreitamente ligados no espírito do povo. (pág. 330).

II - DIVERSIDADE DAS CULTURAS
“As culturas humanas não diferem entre sí do mesmo modo, nem no mesmo plano... devemos contar com formas da vida social que se sucederam no tempo. A diversidade das culturas humanas é, de fato um prsente, de fato e também de direito no passado”. (pág.331).
 
Qual a definição de culturas diferentes? - Elas primeiramente parecem pertencer à um tronco comum, por outro lado, não diferem como duas sociedades com relações diferentes quanto ao desenvolvimento. As próprias línguas tendem à diferenciar-se uma das outras. (pág.331).
 
Os homens elaboram diferentes culturas por fatores geográficos, muitos costumes nasceram da vontade de não paracer atrasado em relação ao grupo visinho.

III – ETNOCENTRISMO
É um fenômeno natural, resultante das relações diretas ou indirentas entre as sociedades. Consiste em repudiar as formas culturais, morais, religiosas, sociais, estéticas. (pág.333).
 
Na antiguidade, tudo que não participava da cultura grega era chamado de bábaro, e loge estes selvagem. “Recusamos admitir o próprio fato da diversidade cultural, preferimos lançar fora da cultura, na natureza, tudo que não se conforma à norma sobre a qual se vive”. (pág. 334).
 
Esse etnocentrismo considera esses tópicos como “falso e evolucionaista”, ou seja, suprime a diversidade cultural, fingindo reconhecê-la plenamente, apesar de estágios e etapas, vê-se que a diversidade é apenas aparente. (pág.336).
 
“A noção de evolução biológica corresponde à uma hipótese dotada de um dos mais altos coeficientes de probabilidade que se podem encontrar no domínio das ciências naturais; ao passo que a noção de evolução social ou cultural só traz, no máximo, um procedimento sedutor, mas perigosamente cômodo, de apresentação de fatos. (pág. 336).
 
“O evolucionismo sociológico devia receber um impulso vigoroso do evolucionismo biológico, mas ele é anterior ao tempo. O evolucionismo social é muito frequente apenas à maquilagem falsamente científica de um velho problema filosófico, para o qual não existe qualquer certeza de que a observação e a indução possam algum dia forcecer a chave” .(pág.336)

2 comentários:

  1. Caro amigo, quando eu crescer espero ser igual a vc ! Quem me dera ter essa paciência e essa força de vontade: fichar praticamente tds os textos ! Congrats, baby ! Congrats ! kisses

    ResponderExcluir