sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fichamento do texto: "O indivíduo, a cultura e a sociedade" - Ralph Linton Publicação: (The cultural background of personality), Londres, 1952

Segundo Ralph Linton, “por hora é suficiente definir cultura como maneira de vider de uma sociedade”... “Representam todos a atitude normal e previsível de qualquer dos membros da sociedade diante da situação”. Geralmente, a amaior parte das pessoas desse grupo, reage da mesma forma e uma determinada situação. “Um tal consenso sobre a conduta e a opinião constitui um padrão cultural; a cultura como todo, é um conjunto mais ou menos organizado de tais padrões”. (pág. 98)
 
A cultura proporciona aos membros de uma sociedade uma diretriz indispensável para todas as áreas da vida. “Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente”; tal como o corpo humano. (pág.98).
 
A inexistência de padrões culturais proporciona à sociedade uma certa segurança, com seu fundamento na aprovação social e no poder da pressão sobre aqueles que não se enquadram. (pág. 99).
 
“A existência de padões culturais é necessária tanto para o funcionamento de qualquer sociedade, como para toda conservação. A estrutura é, em sí, um aspecto da cultura” (pág.99)
 
O sistema social é uma configuração mais extensa de padrões culturais, que proporcionam ao indivíduo meios para a vida em grupo e para integração social. “As sociedades se perpetuam ensinando aos indivíduos de cada geração os padrões culturais referentes às posições que se espera que ocupem na sociedade”. (pág.100).
 
O indivíduo desempenha um papel duplo em relação à cultura. Apesar de nossas aptidões, de uma influência da sociedade e da cultura existem pessoas que mesmo com mesma formação constitui-se diferentemente. Embora o indivíduo tenha que inventar, ele faz isso por suas próprias necessidades. (pág. 101).
 
“Afim de funcionar bem como unidade social, o indivíduo deve assumir certas formas exteriotipadas de comprtamento, ou melhor, certos padrões culturais. Muitos desses padrôes estão mais orientados para a manutenção da sociedade que para satisfação de necessidades individuais”. Dentro da sociedade tornou-se hábito falar de suas necessidades próprias, diferentes das dos indivíduos que as compõem. Linton diz que as sociedades são bem diferentes de organismos vivos. (pág. 101).
 
A cultura deve incluir técnica para aceitação de nossos indivíduos no sistema de valores sociais, e em sua preparação para ocupar os lugares determinados na estrutura. É preciso incluir a recompensa para o comportamento“certo” e desencorajamento para o indesejável. Os padrões culturais devem se auto-ajudar para impedir um conflito. Todas as sociedades desenvolvem em suas próprias culturas preencherem tais condições (pág. 102).

3 comentários: