segunda-feira, 30 de maio de 2011

Communicative Approach - Abordagem comunicativa

No dia 24/05/2001, eu e minhas caras amigas Sílvia e Cristiane, depois de muita leitura, toca de informações e slides, apresentamos nosso trabalho sobre "The Communicative Language Teaching", também chamado Communicative Approach ou Functional Approach, é a versão britânica do movimento
iniciado no início da década de 60 em reação ao estruturalismo (estudo das formas da língua, de sua estrutura gramatical) e do behaviorismo (reflexos condicionados moldando o comportamento). 

Por questões teóricas, denominamos abordagem e não método. A mesma abordagem surgiu no Brasil, na década de 70, de um movimento em reação ao estruturalismo e ao behaviorismo, mas desenvolvida desde os anos 80.

Em uma abordagem comunicativa, o objetivo é o ato de se comunicar e não o conhecimento explícito da gramática ou de frases memorizadas. Durante a aula, fizemos a exposição e argumantação teórica junto a turma, onde a mesma como sempre esteve conosco discutindo e dirimindo todas as questões consonantes a essa abordagem. Logo em seguida, fizemos a demonstração de uma aula, onde eu era o professor, que perguntava em inglês sobre a rotina diária das alunas iniciantes (Sílvia e Cris), logo após a apresentação das mesmas, solicitei às alunas avançadas Patrícia e Myriam, à qual cooperou com seu heterônimo "Maria". Foi muito boa e divertida essa experiência.

Chegamos à conclusão de que cada curso traz um pouquinho de cada método e abordagem, mixando o que há de melhor de cada um.